Núcleo de Tecnologia Educacional

Núcleo de Tecnologia Educacional
Rua 5 A Qd.18 Lt.16 Bairro Jundiaí Industrial. Anápolis-Go

O Núcleo de Tecnologia Educacional é responsável pelo desenvolvimento e disseminação de ações que possibilitem o uso pedagógico e integrado das tecnologias da informação e da comunicação (TIC); Formação de professores na modalidade presencial e à distância, além de assessorar, acompanhar, monitorar, avaliar, pesquisar e garantir a assistência pedagógica às Unidades Escolares Básicas quanto ao uso pedagógico das tecnologias, em consonância com os programas desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Educação, Ministério da Educação - MEC e Instituições Parceiras.

Tutorial do Blog Coletivo

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Projeto e Interdisciplinaridade

O uso das tecnologias e mídias no desenvolvimento de projetos favorece uma nova visão educacional ao propiciar:O reconhecimento da escola como um espaço privilegiado de interação social, integrada a outros espaços de produção do conhecimento.A promoção da colaboração e do diálogo entre alunos, professores, gestores e comunidade.A construção de pontes entre conhecimentos, valores, crenças, usos e costumes. O desenvolvimento de ações em prol da transformação individual e social.A identificação do currículo construído na ação, por meio da análise dos registros digitais. O trabalho por projeto potencializa a integração de:diferentes áreas de conhecimento, ou seja, a multidisciplinaridade e a interdisciplinaridade;várias mídias e recursos (livros, TV, rádio, computador, filmadora etc.).No trabalho com projeto, desenvolvido na perspectiva integradora, o aluno pode expressar seu pensamento por meio de diferentes linguagens e formas de representação.
A interdisciplinaridade se caracteriza como uma categoria de ação. A integração entre disciplinas se faz na prática, no desenvolvimento do currículo que trata o conhecimento em sua globalidade. Essa atitude diante do conhecimento não elimina as disciplinas como um corpo organizado de conhecimentos, mas estes podem se integrar a conhecimentos de outras disciplinas no estudo de determinado fenômeno ou no desenvolvimento de um projeto. O uso de tecnologias permite retomar a visão de conhecimento em sua unicidade por meio do estabelecimento de ligações em redes que integram idéias, conceitos, experiências, padrões de distintas áreas e disciplinas, reconfirmando a relatividade da ciência e a noção de espaço-tempo.A pessoa aprende quando estabelece relações entre novas informações e conhecimentos que possuía e constrói novos significados. Isto ocorre tanto no âmbito de uma disciplina como na integração entre disciplinas.
Postado por: Grupo 1

Um comentário:

  1. Os recursos tecnológicos são ferramentas fundamentais para obtermos um bom resultado em sala de aula. Estabelecer relação com o atual é fundamental na construção do pensamento crítico!

    Natalí

    ResponderExcluir